segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Introdução...

O Peso Ideal não é um programa comum de controlo de peso. Ele é o único em muitos aspetos, mas a diferença fundamental entre este livro e outras abordagens mais convencionais pode ser expressa de uma maneira muito simples. Em vez de começar com a suposição de que se passa algo de errado consigo que precisa de ser corrigido, o nosso ponto de partida aqui é a ideia de que não existe nada de essencialmente errado consigo. Pelo contrário, este programa baseia-se no facto de que você é inerentemente perfeito... e, o que é ainda mais importante, absolutamente único.
O seu peso ideal, portanto, não pode ser expresso por um número de três dígitos numa tabela produzida em série por uma campanha de seguros. O peso perfeito para si é muito mais subjetivo. Só quando você se sentir saudável, ativo, fisicamente atraente e à vontade com o seu corpo é que terá atingido o seu peso ideal. Você é a única pessoa capaz de determinar isso, e a sua opinião é a única que realmente importa.
Se tem procurado arduamente viver de acordo com uma noção artificial, gerada pelos media, de como o corpo humano se deve apresentar, é-lhe fácil esquecer que houve poderosas forças da natureza que trabalharam durante milhões de anos para o criar exatamente como você é. O seu corpo é um milagre de engenharia biológica. A perfeição subjacente no seu corpo está sempre presente , e compreender este facto é o primeiro e mais importante passo em direção a uma boa saúde genuína. Assim, apesar daquilo em que muitas sumidades gostariam que você acreditasse, não há necessidade de criar um ´´novo eu`` a fim de solucionar um problema de peso, ou, aliás, qualquer problema de saúde. A verdadeira solução repousa, muito simplesmente na recuperação da fisiologia perfeita que a natureza já lhe deu. E isso é mais fácil do que você possa imaginar.
Reconheço, é claro que tudo isto pode soar um tanto ou quanto abstrato. Talvez neste exato momento você sinta que é perfeito. Talvez até nem se esteja a sentir nada bem na sua pele. Existe uma alta probabilidade de ter experimentado um dos inúmeros métodos de controlo de peso disponíveis a qualquer momento. Muitos deles exigem que você controle cuidadosamente o número de calorias que consome.Outros requerem que consuma pouca gordura, faça exercícios vigorosos ou uma combinação de ambos. Se já experimentou esses programas, é bem provável que tenha efetivamente perdido peso, talvez até de forma muito rápida no início. Mas existe também uma esmagadora probabilidade de você ter recuperado todo o peso que perdeu, e talvez até ganho algum, entre a 12 a 18 meses depois. Infelizmente, há estudos que revelam que os efeitos globais de perda ou recuperação de peso são provavelmente piores do que os de ser gordo.
A contagem de calorias, a privação de alimentos e de que se gosta e o esforço físico intenso não têm lugar neste livro. Em vez disso, encontrará princípios simples e naturais para equilibrar a mente e o corpo. Ao aprender a escutar a sua inteligência interior, você será capaz de restabelecer os ritmos naturais da sua fisiologia e recuperar a perfeição única com que nasceu.

 

Parte 2

Quero enfatizar uma vez mais a palavra único. A combinação de elementos biológicos, emocionais e espirituais que formam o seu sistema de mente e corpo é absolutamente singular e não pode ser definida através de gráficos, quadros ou tabelas. Folheie as páginas do livro- não encontrará nelas colunas cheias de números. Embora a minha experiência com literalmente milhares de pacientes aos longo dos anos me tenha possibilitado reconhecer certas normas baseadas na altura e no peso, elas não passam de observações clínicas, e não são certamente ideias mantidos com a intenção de regular o comportamento. Embora possa ser verdade que muitos homens que medem 1,73, consigam sentir-se saudáveis e ativos pesando 70 kg, eu não prescreveria esse peso como o ´´melhor`` para todos os homens com essa altura. Fazer isso seria simplesmente irrealista, com base no que eu conheço a respeito das variações da fisiologia humana.
Para ajudá-lo a identificaras características da sua fisiologia, O Peso Ideal contém um questionário sobre os tipos de corpos baseados na tradicional ciência indiana da saúde conhecida como Airuveda. Completando esse questionário e familiarizando-se com as descrições surpreendentemente perspicaz do corpo e das suas variações, vocêpode obter um acesso instantâneo a 5000 anos de sabedoria a respeito da saúde humana. Com esse ponto de partida, será capaz de reconhecer- talvez pela primeira vez- as verdadeiras necessidades e os verdadeiros ritmos do seu corpo. Aprenderá a ver em que aspetos terá talvez rompido a sua ligação com esses ritmos e como lhe será possível restabelecê-los. Conseguirá assim alcançar o seu peso ideal sem a dor física, o stress emocional e a desilusão final inerentes a praticamente todos os outros métodos de controlo de peso.
O facto é que, uma vez que você tenha aprendido a viver de acordo com as suas necessidades biológicas em vez de lutar contra elas, o peso adequado será literalmente atingido por si mesmo. O anseio por alimentos pouco saudáveis desaparece. A perda da auto-estima que acompanha o excesso de peso é substituída por uma sensação de bem estar físico e mental. A falta de energia e os hábitos sedentários dão lugar ao entusiasmo pela vida e à vontade de participar dela. Pensar nesses processos naturais em função de esforço, como fazem quase todos os programas de dieta, passará a parecer ridículo. Afinal de contas, a erva não ´´se esforça`` para nadar e a Terra não ´´se esforça`` para girar à volta do Sol.
Sugiro veementemente que o leitor ponha em prática na sua vida, o mais depressa possível, as ideias e técnicas deste livro, porque os benefícios de alcançar e manter o seu peso ideal podem ser realmente importantes. Isso é especialmente verdadeiro se tiver experimentado outros métodos de controlo de peso e ficado desiludido com os resultados. Ao recobrar o equilíbrio nessa área extremamente significativa da sua vida, e ao desfrutar da sensação de saúde e bem estar que o acompanha, você dará um passo importante e inspirador na direção da realização do potencial verdadeiramente ilimitado que a natureza programou para si.

Sem comentários: